Networking é um tema que que está em evidência no universo corporativo, considerando que a prática deste proporciona grandes resultados para quem deseja reconhecimento na área de atuação profissional.
Mas afinal de contas, o que é networking? Se você ainda tem dúvida sobre a definição, entenda que, segundo o Dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, Networking é a rede de contato de pessoas, adquirida em seu dia a dia, pessoalmente, por telefone ou pela internet, para as inúmeras necessidades e especialmente para a carreira profissional, que será de grande ajuda ou que trará destaque para você no futuro e ocasionando em uma contratação.
O networking contribui para cultivar conexões profissionais e isso pode acontecer, tanto presencial quanto virtualmente, este que, com o avançar da tecnologia, tem sido cada vez mais favorecido, possibilitando conexões com pessoas de qualquer parte do mundo.
Dentre os benefícios provenientes do networking, citamos aqui a abertura para oportunidades profissionais, trocas de experiências, recolocação no mercado de trabalho, reconhecimento de habilidades e novas parcerias entre empresas e também profissionais.
E como posso começar meu Networking? Um dos principais locais para gerar bons relacionamentos é o LinkedIn, que atualmente é a maior rede profissional, criada justamente com o objetivo de conectar pessoas de qualquer lugar. Além das redes sociais, utilizadas pelos profissionais tanto para conexão individual como para interação em grupos relacionados à sua área profissional, outra técnica importante para o fomento do networking é a participação em eventos presenciais e também a produção de conteúdo na sua área de domínio, pois além de contribuir para o conhecimento de outras pessoas, faz com que você seja visto como referência e conquiste visibilidade e autoridade no mercado profissional.
Fonte: https://blog.solides.com.br/networking/