Como aprimorar seu perfil no LinkedIn?
Destaque-se no mercado de energia solar.

Com a tecnologia e o uso da internet, tivemos que aprender como utilizar isso a nosso favor, dessa forma também é na busca de oportunidades de emprego, reunimos algumas dicas que te ajudarão a ter um perfil mais atrativo, afinal, quando você se destaca no LinkedIn os recrutadores entrarão em contato e não o contrário, como consequência você receberá propostas mais atrativas.

Muito se fala sobre o potencial de empregar do setor de energia solar e não existem dúvidas que se reservam para esse ano novas vagas, prepare-se e ajeite sua vitrine profissional no LinkedIn.

1- Tenha uma foto profissional

Sabemos que somos visuais, acabamos por "julgar um livro pela capa" com isso, vale pensar como se você fosse um recrutador, ou até mesmo como uma conexão que busca networking (mais a frente falaremos disso), é mais agradável se conectar com pessoas e nada mais sugestivo do que sua foto, porém, todo cuidado é pouco na hora de escolher uma imagem, ela também sinalizará muito sobre você, mostrará se possui um zelo com sua imagem, se possível tire uma foto sorrindo e se preocupe também com o fundo para que ele não chame mais atenção,  lembre-se da importância dessa rede social em sua carreira, já que além de facilitar que outras pessoas possam te seguir, reconhecer e se conectar com pessoas do mesmo setor em que atua.

2- Arrume o seu perfil e tenha um objetivo

A foto era só primeiro passo, agora escreva um resumo no Sobre que deixariam os recrutadores curiosos para ver mais, aqui você deve resumir sua carreira e habilidades que possui que fariam um Match perfeito com a vaga sonhada, no título também destaque palavras-chaves ideais ao cargo pretendido, sendo que facilitará as buscas para os headhunters, outro ponto de atenção é que quando for escrever sobre sua experiências busque resumir e ser específico (simplicidade e clareza) para garantir agilidade na leitura das informações. 

Deixe claro qual é o seu foco, exemplo: se é um cargo de analista de projetos, o que no seu currículo seria interessante nessa função? Se já possuir experiência nesse cargo, quais foram os principais aprendizados que fariam toda a diferença em outras oportunidades parecidas? Essas são perguntas que podem lhe dar apoio, em casos de que lhe falte experiência, invista em trabalhos voluntários ou atividades que demonstrem suas habilidades e competências. 

3- Networking

Não há como ignorar a importância e relevância de criar um contato com as pessoas em seu perfil, para que você seja lembrado em futuras oportunidades, recomendações e indicações são peças chaves em sua carreira ou em uma recolocação (mas tenha bom senso e não desgaste os seus contatos, evite spams e tentativas insistentes de contato), sabe que fará com que chame atenção aos recrutadores? Produza conteúdo (as redes sociais são importantes por conta das pessoas que estão ali), essa é uma forma de se mostrar conhecedor de sua área de atuação e faz com que seja fácil para outras pessoas se lembrarem de você. 

4- Atualize o seu perfil, aprimore seus conhecimentos e habilidades

Há enorme tendência no futuro para que sejam exigidas uma capacidade de estar atualizado, estar disposto a aprender mais, além de se desenvolverem questões comportamentais sendo que conhecimentos técnicos são adquiridos de forma mais prática do que habilidades comportamentais que contam muito no dia a dia na organização, por isso que muitas vezes os processos seletivos levam em conta testes e algumas dinâmicas para analisar mais a fundo o seu comportamento. Esteja sempre com as informações atualizadas e um currículo atual pronto para ser enviado ao recrutador caso peçam o seu CV para confirmar alguma informação que não estavam claras em seu perfil.

5- Palavras-chave e dados de contato

Essa é uma dica que vale para quando redigir currículos em outras plataformas ou enviar por e-mail para participação de processos seletivos, tenha o cuidado em adicionar palavras muito usadas em seu cargo e que podem ser buscadas pelos recrutadores para vagas no setor em que atua e também não esqueça de colocar dados para contato para que eles possam no momento certo contatar para uma entrevista. 

Essas foram dicas simples que mudarão a perspectiva em que os recrutadores analisarão o seu perfil profissional, para profissionais do setor solar é essencial que tenham clareza nas informações e enfatizem sua experiência no setor para maior destaque.

Fonte: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2017/08/08/dicas-linkedin.htm 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/veja-dicas-para-ter-um-perfil-campeao-no-linkedin-segundo-o-proprio-linkedin/ 

Projeções de crescimento da Energia Solar no Brasil até 2026
O Brasil se destacará internacionalmente da geração de Energia Solar!