6 Dicas para se recolocar no setor de energia solar
Aprenda o que é necessário para atuar no setor

Com base em análises do mercado solar, o crescimento e empregabilidade serão constantes por um longo tempo, existem algumas variáveis que podem interferir nas contratações, mas pensamos em dicas simples que farão você se destacar no setor.

1- Atualize o LinkedIn: esta é sua vitrine digital, deixe-a ajeitada para quando os Headhunters lhe procurarem, saberão de cara seus pontos positivos, existem inúmeros fatores que são levados em conta durante um processo seletivo, mas ter um perfil atrativo nessa rede é essencial, afinal, lá estará o seu currículo e deve ter muita atenção ao preenchê-lo, isso te garantirá mais chances de ser contatado (a)  para uma entrevista. E tenha cuidado com o que posta em outras redes sociais pois isso também poderá te prejudicar.

Clique aqui e confira mais dicas de como deixar seu perfil no LinkedIn mais atrativo. 

2- Estude sobre o setor:  é necessário que aprofunde os seus conhecimentos e busque formar uma rede de contatos, isso vale tanto para quem está atuando na área como para quem quer iniciar, afinal, o setor está em mudança constante e vale a pena investir no conhecimento avançado do setor, por isso, ressaltamos alguns cursos que podem ser ótimos para uma recolocação.

2.1- Canal Solar possuem vários cursos desde fundamentos a mais avançados, temos uma parceria com eles e disponibilizamos para quem nos acompanha cupons de desconto, acesse o link: https://cursos.canalsolar.com.br/ e digita na hora da compra o cupom ENERJOBS10 que te dará 10% de desconto.

2.2- Elektsolar com um sistema de assinatura que garante acesso aos principais cursos e que é paga mensalmente, link: https://go.hotmart.com/V62804023J e etc..

2.3- Instituto Pesquisa e Tecnologias (IPT) consiste em uma MBA - Executivo em Energia para aqueles que querem se dedicar ao conhecimento estratégico para uma visão mais abrangente do setor energético, confira nesse link:  https://sapiens.ipt.br/index.html?fbclid=IwAR38tCRKSyMLb-wV60haaGrZqDdGUuPN6EDAaJ5yyvEMIpU8yq20HlD1Dg0# 

3- Aprimore o seu inglês: não somente na área de renováveis  mas em outros setores também se faz necessário o inglês em nível avançado ou fluente, porém, no setor solar é importante que além de um inglês avançado se tenha desenvoltura para realizar negociações em inglês. Por isso, quanto melhor for o seu domínio nesse idioma maior será as suas chances de conseguir oportunidades interessantes.

4- Não desanime: às vezes a busca por um novo emprego pode demorar e ser desanimadora, entretanto, lembre-se de ser persistente (com cautela para não desgastar seus contatos) pois no momento certo, aparecerá a vaga em que se encaixe no seu perfil e em que conseguirá se destacar.

5- Aprimore suas habilidades comportamentais: habilidade técnicas são primordiais, entretanto, as comportamentais são as mais difíceis de serem desenvolvidas, contribuem para o dia a dia e crescimento profissional quando já estiver atuando na empresa, também é algo que será avaliado em cargos estratégicos, sendo assim é muito urgente que potencialize suas habilidades para melhor desempenho nos processos seletivos. 

6-  Se prepare para entrevistas: aqui é importante que consiga mostrar quem você é, ter confiança e autoconhecimento sobre o que quer para sua carreira, seus pontos fortes e fracos, mas não deixe que isso lhe deixe ansioso (a) ou nervoso (a) durante a entrevista, demonstre segurança em suas habilidades e quando elas forem em inglês temos uma dica essencial nesse tópico, a plataforma (desenvolvida pelo Google Interview Warmup) que poderá te ajudar a se aquecer para possíveis perguntas, segue o link: https://grow.google/certificates/interview-warmup/

Vale ressaltar que os recrutadores sempre torcem para que os candidatos consigam a vaga sonhada e se por algum motivo você não for selecionado (a), permaneça confiante procure outra oportunidade e busque um feedback do recrutador sobre pontos a melhorar da próxima vez.  


Glossários do setor de Energia Solar
Saiba significado das principais siglas e termos os setor solar